Tempestades

Desastres Naturais – Tempestades

Atualmente estamos presenciando uma quantidade absurda de tempestades ao longo dos dias. Isso se deve a Mudanças Climáticas que vem ocorrendo no planeta, a partir do momento que o homem passou a acelerar o processo de Aquecimento Global. A partir de então as instabilidades atmosféricas são as grandes causadoras dessa gama de desastres naturais.
O que são desastres naturais?
Os desastres são conceituados como o resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos principalmente em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia (Tobin e Montz, 1997).
Portanto, para simplificar a análise, os desastres podem ser distinguidos como humanos e naturais.
A maioria dos desastres no Brasil (mais de 80%) está associada às instabilidades atmosféricas severas, que são responsáveis pelo desencadeamento de inundações, vendavais, tornados, granizos e escorregamentos.
Nas últimas décadas tem ocorrido um aumento considerável na freqüência anual de desastres naturais em todo o globo. A média de desastres ocorridos na década de 70 foi de 90 eventos por ano, saltando para mais de 260 eventos na década de 90.
Dentre os principais fatores responsáveis pelo aumento dos desastres naturais em todo o mundo cita-se: o crescimento populacional, a segregação sócio-espacial (aumento das favelas e bolsões de pobreza), a acumulação de capital em áreas de risco (ocupação da zona costeira), o avanço das telecomunicações (registro e disseminação de informações) e as mudanças climáticas globais (Marcelino et al., 2006).
De acordo com as pesquisas, o aumento dos desastres se dá a partir da década de 50 em todo o mundo. No Brasil principalmente, pois foi nesse período que o Brasil ainda se encontrava em constante Industrialização. O ano de maiores desastres foi 1998. Por quê?


De acordo com o gráfico da Temperatura acima, podemos ver que o ano de 1998 foi o mais quente do planeta. Devido a isso presenciamos um grande período de seca em alguns lugares, principalmente no Brasil, e períodos de seca em outros. A temperatura média ficou acima dos 0,7°C e já causou tamanhas catástrofes. Imagine então quando a temperatura de acordo com os cientistas, chegar a 1°C ou até 7°C.
O relatório do IPCC menciona que no Brasil os desastres naturais de origem atmosférica tendem a continuar aumentando, com destaque para as tempestades e os eventos de precipitações intensas sobre as regiões sul e sudeste do Brasil e o agravamento da seca no nordeste e avanço sobre as regiões norte e centro-oeste (IPCC, 2007).
Principalmente no Sul do Brasil, os desastres naturais estão muito mais intensos. Veja o que ocorreu em meados de 2004.
Nos dias 27 e 28 de março de 2004 o litoral gaúcho e catarinense foram seriamente impactados por um fenômeno atmosférico atípico, denominado como Furacão Catarina. Com relação a sua dinâmica, o Catarina originou-se de um ciclone extratropical nos dias 24 e 25/03/04.
Num dia tranquilo, os meteorologistas presenciaram uma tempestade no Atlântico Sul, mas quando se deram por si estavam presenciando o 1º Furacão do Brasil. A partir de então, o Brasil com a elevação de 0,4°C nas águas do oceano Atlântico, passou a fazer parte da Rota dos Furacões. Além do Catarina em 2004, estamos sendo noticiados frequentemente sobre várias Catástrofes e Desastres Naturais nessa região.
Segue abaixo a foto que marcou a vida dos brasileiros.
A situação da população e da região pode se imaginar.
No sudeste também está ocorrendo grandes desastres naturais e alguns até imperceptível. Na cidade de Taubaté vemos um distúrbio atmosférico. Uma região cercada pelas Serras da Mantiqueira e do Mar, recebe uma quantidade de chuva considerável, que nos mantinha como uma região climática muito boa dentro do Brasil. Hoje o que vemos é uma mudança nas condições de pluviosidade da região. Observe o gráfico abaixo dos anos de 2003, 2004 e 2008, podemos observar uma instabilidade significativa, hora muita chuva, hora pouca chuva.







Taubaté está sofrendo com os problemas de cidade em total crescimento. Uma população que vem crescendo diariamente com a chegada de imigrantes, com a tecnologia e principalmente a aglomeração de pessoas, que leva o surgimento de Ilhas de Calor, atrelado as poluições em todos os sentidos. Dentro de 10 a 20 anos vamos ver a região sofrer com grandes desastres naturais caso continue esse crescimento desenfreado. Por que desse crescimento? Taubaté é uma cidade dormitória para as cidades turísticas ao seu redor, universitária, entre outros.
O mundo vem sofrendo, nos últimos 20 anos as catástrofes naturais aumentaram significativamente. O que fazer diante disso? Infelizmente o homem com desejo de viver na facilidade, consumindo desenfreadamente. O momento é de refletir, cada um fazer a sua parte, por menor que seja.


Fontes Bibliográficas: www.inpe.br/.../desastres/desastres2_1.png, acessado dia 26/03/2009, as 22:00
Instituto Nacional de Meteorologia - INMET

Prof. Deivid F. Silva

Nenhum comentário:

Estatísticas Mundiais - Worldometers

Clique na Imagem acima para ver em Tempo Real as Estatísticas Mundiais

Visitantes OnLine Mapa




Geografia e o Mundo

Seguidores