Trabalho dos Alunos

MOMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E APRENDIZADO DOS ALUNOS -8º ANOS PROGRESSÃO



Aos alunos do Progressão Unidade Taubaté Ensino Fundamental foi trabalhado o tema da atualidade Aquecimento Global. Em aulas de Debates, Discussões e interpretação de dados os alunos vivenciaram o momento crucial em que nosso planeta está passando.
Os professores ficaram responsáveis por escolher os três cartazes que melhor representavam o Tema, numa disputa acirrada, pois todos estavam muito bem elaborados, foram escolhidos os cartazes abaixo.
Mergulhem nessa Conscientização e façam cada um a sua parte nunca esperando que o vizinho faça primeiro.
Parabéns a todos os Alunos!!!



AQUECIMENTO GLOBAL


O Aquecimento Global é o aumento da temperatura do planeta Terra que teve início juntamente a Revolução Industrial, com a criação das máquinas e com as fumaças das chaminés das fábricas.
Os grandes causadores desse aumento de temperatura somos nós, os homens, que deixados levar pela ganância e egoísmo somos capazes de destruir o desnecessário da natureza, para aumentar a produção ou nos satisfazermos em termos de entretenimento e luxo.
O Aquecimento Global é um fenômeno natural, decorrente do caminho percorrido de 20 000 em 20 000 anos até as Eras Glaciais. Apesar de sabermos disso, o que acontece é que o ser humano, envolvido por sentimentos já citados, vem tomando atitudes que aceleram esse processo, passando a ser chamado como Super Aquecimento Global. Se tudo continuar andando nesse ritmo, provavelmente a vida na Terra será prejudicada e extinta.
No Brasil, fatos como o aumento do nível dos mares e o cada vez menos controlado desmatamento da Floresta Amazônica preocupam cientistas do mundo todo. Com o aumento dos níveis do mar, cidades com grande importância econômica sumirão, desequilibrando totalmente o sistema da economia brasileira e até de todo o mundo. Com o desmatamento da Floresta Amazônica, os riscos de essa área - hoje ocupada por vegetação e grande variedade de espécies da fauna - tornar-se um deserto são muito grandes, cujos impactos chegarão ao mundo inteiro prejudicando a vida.
As medidas para que o Super Aquecimento Global estacione são apontadas por cientistas de toda parte, variam como medidas imediatas e as remediarias:
Imediatas: projetos que envolvem aplicação de grande capital como filtros em chaminés das fábricas, troca do uso da gasolina por álcool nos automóveis, energia maremotriz etc.
Remediarias: atos simples como reciclagem de materiais, economia de energia elétrica, substituição de meios de transportes (automóveis para bicicletas) etc.
O Aquecimento não pode ser estacionado, porém, existe a forma de que ele volte a ocorrer apenas por ser um fenômeno natural. A velocidade como vem ocorrendo deverá ser controlada e estacionada, para que grandes problemas com a população mundial não venham a acontecer.
Resolveremos esse problema quando todos tomarem consciência e perceberem que se não trabalharmos em conjunto as condições necessárias a nossa vida se perderão. Pois não é o mundo nem a natureza que precisa de nós, e sim nós que precisamos deles. A difusão de ideias e atos simples como economia de energia, se feito por todos nós, funcionarão. Precisamos aproveitar do que nos é oferecido com moderação.

Texto e Cartaz elaborado pela Aluna Cynara – 8ºA





AQUECIMENTO GLOBAL


Aquecimento Global são o derretimento das calotas polares, a elevação dos níveis do mar e a destruição da camada de ozônio.
O Aquecimento Global começou no século XVIII, na primeira Revolução Industrial com a busca de facilidades para a vivência humana, fazendo com que o homem produzisse máquinas à vapor, utilizasse o carvão mineral e fizesse queimadas nas matas.
O homem e suas máquinas são os principais causadores do Aquecimento Global.
A Terra poderá chegar ao fim se o homem não se conscientizar de suas ações, pois, as cidades podem sumir com o aumento do nível do mar ou podemos não aguentar a alta elevação de temperatura, além de acabar com vegetações, podendo virar desertos.
Algumas catástrofes como enchentes e furacões como o Catarina que vem ocorrendo principalmente no Sul do Brasil são as “respostas” do planeta ao Aquecimento Global.
Os cientistas vêm propondo soluções como a utilização obrigatória de filtros em carros e indústrias para a diminuição de gases poluentes do ar, o consumo de produtos recicláveis e a redução de produtividade além de energias alternativas como as PCHs, solar, eólica, etc.
Nossa opinião sobre esse assunto é de que deveríamos ter pensado em alternativas antes de chegar a esse ponto, para não termos que ficar como hoje “desesperados” atrás de soluções, porque existem pessoas ainda que não se preocupam com isso.


Texto e Cartaz elaborados pelas alunas Camila Marina e Maria Angélica – 8ºB



AQUECIMENTO GLOBAL

O Aquecimento Global é o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, a mudança da temperatura. Isto começou em meados do século XVIII, no início da Revolução Industrial, pois o homem sempre procurou facilidades e então, surgiram as máquinas a vapor, que são muito poluentes, outras coisas também contribuíram bastante para o aquecimento global, como a descoberta da energia elétrica e hidráulica e o petróleo, mas nós seres humanos, somos os grandes causadores. Os cientistas vem propondo soluções para o aquecimento global, como energia solar, catalisador para carros entre outros . Se isso não der certo o nosso planeta pode chegar ao FIM. Muitas coisas comprovam o aquecimento global; furacões, tempestades, queimadas, grandes mudanças de temperatura em certas regiões etc . Texto e Cartaz elaborados pelas alunas Camila A. Ciolfi e Ana Clara 8º B

Novamente os meus Parabéns a todos os Alunos e nos encontramos novamente aqui no blog com o trabalho de Quebra Cabeça do Mapa da África....

Prof. DEIVID F SILVA

Nenhum comentário:

Estatísticas Mundiais - Worldometers

Clique na Imagem acima para ver em Tempo Real as Estatísticas Mundiais

Visitantes OnLine Mapa

Geografia e o Mundo

Seguidores