Respostas 3º Ano

Geografia – Gabarito

ESTUDANDO A Terra e suas representações cartográficas

1 O texto traz uma interpretação equivocada da foto de satélite. A foto mostra o anoitecer na Europa e na África, e não o amanhecer. O movimento de rotação da Terra em torno de seu eixo imaginário se dá no sentido oeste-leste e, assim, nos países situados a leste amanhece antes do que naqueles situados a oeste. Ao anoitecer, a ordem é a mesma, de leste para oeste. Seguindo essa lógica, a foto do satélite mostra o anoitecer tanto na Europa quanto na África.
2 a) O GPS determina as coordenadas geográficas de um local por meio de uma rede de satélites de órbita polar, que substituem o Sol e as estrelas na determinação de coordenadas geográficas.
b) O aparelho pode indicar com precisão a localização de pontos fixos no espaço, além de objetos em movimento, o que permite acompanhar rotas, direções e velocidades. Atualmente, ele é usado até mesmo nas cidades, para a localização de um endereço. O GPS pode ter tanto uso civil quanto militar.

3 Esses satélites podem ser utilizados na fiscalização de áreas estratégicas, em previsões meteorológicas, em mapeamentos, no levantamento de recursos minerais e na análise de problemas ambientais.

4 A projeção de Mercator faz uma representação precisa das formas dos continentes, mas altera suas áreas, colocando os países desenvolvidos em evidência. A projeção de Peters mantém o ângulo e altera a forma dos continentes, mas os países representados têm conservadas a proporção de sua área e a posição.

5 Soma: 08 + 16 = 24
6 d
7 b
8 b
9 a
10 a
11 a
12 As projeções cartográficas permitem representar a superfície da Terra, que é esférica, em um plano – o mapa. Para atingir esse objetivo, ocorrem distorções na área ou na forma das superfícies mapeadas.

13 a) A cidade mostrada na ilustração localiza-se no hemisfério norte (zona temperada do norte). Em 21 de junho, o Sol se encontra em uma posição mais elevada na linha do horizonte, porque, nessa data, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer.
b) primavera
equinócio
outono
equinócio
c) Duas consequências geográficas ligadas à trajetória da luz do Sol no sentido de I (leste) para II (oeste) são a sucessão dos dias e das noites e as diferenças horárias (fusos horários).

14 c
15 b
17 e
16 b
18 d
20 d
22 a
21 b
23 c

ESTUDANDO A Terra e suas representações cartográficas
Para o ENEM

1 a
2 c
3 e
4 b

ESTUDANDO Formas de relevo
Para o vestibular
1 Essas regiões do planeta estão sujeitas a terremotos porque estão em área de contato das placas tectônicas. Nos países ricos, a maioria das construções é feita com modernas técnicas antissísmicas, o que não ocorre nos países pobres; nos países ricos existem programas de treinamento para que todos saibam como agir em caso de grandes sismos, prática raramente observada em países pobres; as equipes de resgate dos países ricos possuem equipamentos e treinamento bem superiores aos encontrados em países pobres; nos países pobres há grande número de construções em áreas de risco, muitas delas ilegais ou irregulares, fato raro nos países desenvolvidos.
2 a) Elas resultam da deposição de sedimentos e detritos de rochas preexistentes, alteradas por erosão.
b) Arenito, calcário e turfa.
3 a) I – placa do Pacífico; II – placa Americana (placa Norte-Americana e placa Sul-Americana); III – placa Africana; IV – placa de Nazca.
b) Grandes cordilheiras de montanhas continentais (cordilheira dos Andes). Dorsal ou cadeia Meso-Oceânica (dorsal Meso-Atlântica).
c) São exemplos o intenso magmatismo, as atividades sísmicas e a orogênese.
4 Os movimentos verticais e horizontais das placas tectônicas são responsáveis, respectivamente, pela formação de  falhamentos e dobramentos na crosta terrestre, provocando alteração das formas de relevo. Além disso, as áreas no limite entre as placas estão sujeitas a terremotos e vulcanismo.
5 São observados na superfície terrestre fenômenos como terremotos e vulcanismo. A existência de áreas de instabilidade geológica indica que há pontos de tensão tectônica resultantes do contato entre as placas.
6 a) Elementos que podem ser citados: o desmatamento das encostas; a ocupação das encostas, com habitações humanas; a implantação e a localização das fábricas sem consideração das leis de zoneamento urbano; o traçado da malha viária urbana perpendicular à rede de drenagem.
b) Medidas que podem ser adotadas: conservar a vegetação remanescente nas encostas; arborizar a área de encosta,  inclusive ao longo da rede de drenagem, para diminuir o escoamento superficial da água da chuva; arborizar a região ao longo da rede de drenagem com o objetivo de aumentar a infiltração da água pluvial e diminuir o escoamento superficial; implementar o zoneamento urbano, considerando a direção dos ventos, a declividade do relevo, as áreas de preservação dos fundos de vales etc.; implementar rede de galeria pluvial, principalmente nas áreas próximas à interceptação das vias com drenagem.
7 Soma: 01 1 02 1 04 1 16 5 23
8 a) O fenômeno está relacionado aos movimentos das placas tectônicas. As placas Indiana e da Birmânia colidiram em um ponto abaixo do leito do oceano. A energia liberada pelo terremoto deslocou a água do mar em todas as direções, com velocidades variadas, de acordo com a profundidade de cada trecho do oceano. À medida que as ondas se aproximaram do continente, perderam velocidade e ganharam altura, ocasionando a inundação da região costeira.
b) Algumas das medidas que podem ser citadas são: instalação de sistema de monitoramento; investimento em educação formal e informal que auxilie a população local a agir em caso de tsunami; criação de um sistema internacional de propagação de informações; estabelecimento de um sistema eficiente de prevenção de doenças (saneamento básico); preparação e treinamento de equipes de socorro (corpo de bombeiros, policiais etc.); elaboração de mapas de risco sísmico.
9 e
10 a) As rochas metamórficas podem ser formadas por qualquer tipo de rocha e resultam de rearranjos em suas estruturas físico-químicas causados por mudanças de temperatura e pressão que ocorrem em grande profundidade na crosta terrestre.
b) A acumulação de restos orgânicos (oriundos de florestas) em áreas rebaixadas permite a lenta acumulação de sedimentos e, na presença de água, retarda a decomposição de matéria orgânica. Os pântanos são os locais típicos de formação de carvão. Após a acumulação, o material orgânico deve ser soterrado por sedimentos e passar por processos diagenéticos (temperatura e pressão).
11 a
12 b
13 c
14 c
15 c
16 a
17 b
18 a) Orogênese: corresponde a um processo endógeno (dinâmica interna) responsável pela formação das grandes  montanhas dobradas. Exemplos: Andes, Himalaia, Montanhas Rochosas, entre outros. Epirogênese: corresponde a um processo endógeno vertical, na maioria das vezes responsável pela formação das falhas geológicas. Exemplo: em Salvador, a existência da cidade alta e da cidade baixa. O relevo falhado possui características peculiares e blocos distintos, horst e graben, que são separados pelos planos de falhas.
b) Intemperismo químico, que é bastante acentuado nesses ambientes; chuvas concentradas em uma determinada estação do ano; trabalho realizado pelas águas correntes (rios) e pelas torrentes (enxurradas) ao longo do tempo.
c) No passado, alguns povoados e cidades eram edificados em áreas mais elevadas, de onde fosse possível perceber, de longe, a aproximação de pessoas. Era uma forma de aumentar a defesa ou a segurança de seus habitantes. Ocorria, também,
entre outros, a ocupação de planícies aluviais, em função da proximidade dos rios, facilitando o uso da água, a acessibilidade e a agricultura.
d) Surgimento de áreas de risco, havendo deslizamentos de terra com perda de vidas humanas, escorregamentos, desestabilização das encostas.
19 a) As formações de relevo resultantes dos movimentos das placas tectônicas são: cadeias montanhosas, fossas submarinas, cadeias vulcânicas (caldeiras), fiordes, entre outras.
b) No processo de flutuação das placas tectônicas sobre o material mais denso da astenosfera, o estado de equilíbrio depende das densidades relativas e do peso da placa. Um aumento do peso da placa (por espessamento ou por deposição de sedimentos, água ou gelo sobre a sua superfície) leva a seu afundamento; inversamente, quando o peso diminui, há uma subida.
20 d
21 a) São agentes internos: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
b) Os principais agentes externos modeladores do relevo são a chuva, os rios, o vento, o mar, as geleiras e o intemperismo.
c) O agente externo responsável pela formação de um vale é o rio, que modifica o relevo por erosão, transporte e deposição.
d) O principal elemento responsável pelo intemperismo é a chuva, que atua sobre a rocha pelo processo de hidrólise.
22 a


Para o ENEM

1 b
2 d
3 e
4 d
5 a


ESTUDANDO Hidrografia
Para o vestibular
1 1. bacia do Orenoco − os centros dispersores são: ao sul, planalto das Guianas; a oeste, cordilheira dos Andes. 2. bacia Amazônica: ao norte, planalto das Guianas; ao sul, planalto central; a oeste, cordilheira dos Andes. 3. bacia Platina: ao norte, planalto meridional; a oeste, cordilheira dos Andes.
2 A. bacia do Nilo; regime tropical; irrigação e energia. B. bacia do Congo; regime equatorial; transporte, energia.
3 a) 1. bacia amazônica; 2. bacia Platina (do Paraná)
 b) Na bacia amazônica podemos destacar o maior potencial energético hidráulico do Brasil, a partir dos afluentes do rio Amazonas, tanto na margem esquerda quanto na direita; a maior reserva
de água doce de superfície do mundo; grandes extensões de rios navegáveis; e a maior bacia hidrográfica do mundo. A bacia Platina apresenta dois trechos distintos. No trecho brasileiro, o rio Paraná tem o maior potencial energético hidráulico aproveitado do país, além da hidrovia do Mercosul. No trecho argentino, localiza-se a maior hidrelétrica argentina (Salto Yaciretá), seguida de grande extensão navegável.
4 V
F
F
V
F
5 Soma: 01 04 16 21
6 V
V
V
V
V
7 a) Das bacias apresentadas no mapa, a que possui essas características é a bacia do Ganges.
b) A importância econômica da bacia amazônica para a região Norte é que seus rios, além de via histórica de penetração e de ocupação das terras, servem para circulação de bens e pessoas, escoamento das riquezas naturais, via de transporte de mercadorias (grãos, minérios etc.). São também fonte de água para consumo, produção de energia elétrica e de recursos para populações ribeirinhas.
8 c
9 c
12 d
10 e
11 c
12 d
10 e
13 c
14 d
15 d
16 V
V
F
F
F
17 a) São porções de águas marinhas que apresentam temperatura, pressão, salinidade e velocidade próprias.
b) As correntes marítimas podem ser classificadas como quentes ou frias.
c) As correntes frias possuem maior disponibilidade de nutrientes e por isso atraem maior quantidade de peixes para suas águas. Países banhados por correntes frias têm litoral com elevado nível de piscosidade e o pescado faz parte de suas exportações.
18 c
19 a) A água pode chegar aos rios por escoamento superficial (enxurrada), ou pode se infiltrar no solo, atingindo o lençol freático.
b) A baixa infiltração faz com que a água se movimente de forma mais acelerada pela superfície e aumente a quantidade que chega ao canal (rio). Haverá tanto redução na quantidade de água disponível no lençol freático quanto aumento do volume de água no canal durante as chuvas e declínio significativo no período de seca.
20 e
21 b
22 a
23 Soma: 02 + 08 + 32 = 42
24 c
25 d

Para o ENEM
1 a
2 e
3 c
4 a
5 b
6 b
7 e

8 d
Prof. Deivid F Silva

Nenhum comentário:

Estatísticas Mundiais - Worldometers

Clique na Imagem acima para ver em Tempo Real as Estatísticas Mundiais

Visitantes OnLine Mapa




Geografia e o Mundo

Seguidores