Sistema Solar

No início, tudo era uma poeira cósmica (nuvem e pó) que girava em torno de si mesma. Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos atrás, surgia o nosso sistema solar, com a explosão do Big Bang. Dentro dessa região (disco), iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores.

O sistema solar é um conjunto de planetas, asteróides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.

Aqui destacaremos os meteoros, que são fragmentos de rochas e metais que vem do espaço e pode atingir a superfície terrestre. Esses são atraídos pela força gravitacional.


Cratera de Barringer (Arizona EUA)
Exemplo nítido de meteoros que caem na superfície terrestre.

A Lua é um satélite natural que gira em torno da Terra. Ela possui 4 fases Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. (A lua leva aproximadamente 28 dias para dar uma volta em torno da Terra)


O Sol é a estrela central do nosso Sistema Planetário. Ele é responsável pela vida no nosso planeta. Apresenta uma luz radiante, que chega até o planeta Terra, essa luz demora em torno de 8m e 18s para nos atingir e está a uma distância de aproximadamente 150 milhões de Km.

Por fim temos os moviemntos de Rotação e Translação.

  • Rotação: É o movimento que a Terra realiza ao redor do seu próprio eixo, no sentido anti horário. Para ela completar uma volta inteira dura 23h56m04,09), ou seja, 24h.
  • Translação: É o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com o eixo de rotação, é responsável pelas estações do ano. Ele demora 365 dias 6 horas e 4 minutos. Podemos ver que esse movimento não é preciso em 365 dias, por isso temos o ano bissexto, ou seja, a cada 4 anos aumenta 1 dia a mais em fevereiro para repor esses minutos perdidos.

Portanto, de acordo com o movimento de translação surgem as Estações do Ano. Elas estão associadas à inclinação do eixo da Terra em relação a sua órbita, é essa inclinação que faz com que a Terra receba desigualmente a luz e o calor do sol nos diferentes lugares. Surgindo o Verão, Inverno, Primavera e Outono. Enquanto no Hemisfério Norte está passando pelo Inverno o Hemisfério Sul está passando pelo Verão.

Imagens: Pesquisa Internet

Prof. Deivid F. Silva





Nenhum comentário:

Estatísticas Mundiais - Worldometers

Clique na Imagem acima para ver em Tempo Real as Estatísticas Mundiais

Visitantes OnLine Mapa




Geografia e o Mundo

Seguidores