Domínios Temperados

Caracteriza-se por Domínios Temperados as regiões entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, na Zona Térmica da Terra conhecida como Zona Temperada (N e S).

Nessa região encontramos 4 tipos de vegetações diferentes. As Florestas Temperadas, as Florestas Boreais, as Pradarias e também as Vegetações Mediterrâneas (as mais impotantes).

Atualmente essas regiôes são as mais degradadas do mundo, visto que se encontram nas regiões Desenvolvidas do planeta. Os países desenvolvidos devido ao crescimento acelerado e em busca do lucro desenfreado do capitalismo moderno, não se preocuparam com essas paisagens. Disso surge uma pergunta. Será que estão certos de brigarem pela Internacionalização da Amazônia?

Realmente o que estamos vendo recentemente é a busca por territórios que lhes ofereçam Matéria Prima, voltanto novamente ao contexto histórico de Colônia X Metrópole. Hoje somente o nome mudou, mundo Desenvolvido e mundo Subdesenvolvido, mas a filosofia continua a mesma. Mundo rico explorando mundo pobre. O pobre sendo obrigado a oferecer suas matérias primas num preço muito baixo aos países ricos e ainda comprar os produtos industrializados a um preço muito alto (Exploração Total).

Essas regiões se mostram num clima frio e quanto mais se sobe em direção os Pólos as vegetações vão tomando forma de acordo com a temperatura. Podemos dizer que a sequencia de posição dessas vegetações são: Floresta Temperada, Boreal e Pradarias. Essa última apresenta uma vegetação rasteira e no Brasil conhecemos como os Pampas gaúchos. No mundo desenvolvido a mesma foi tomada pela produção de Cerais. As florestas Temperadas e Boreais estão perdendo suas árvores para a produção de Celulose e Papel. (Obs: A vegetação mediterrânea é um caso isolado, estão próximas as regiões Mediterrânea do globo - mar Mediterrâneo).

O vídeo traz uma visão com características principais de cada região da Zona Temperada.

Prof. Deivid F. Silva

Outros Assuntos Contidos em Geografia Física


* Coordenadas Geográficas

* Sistema Solar

Um comentário:

Anônimo disse...

Erros de ortografia encontrado..

Estatísticas Mundiais - Worldometers

Clique na Imagem acima para ver em Tempo Real as Estatísticas Mundiais

Visitantes OnLine Mapa




Geografia e o Mundo

Seguidores