Revisões 8ºAno


Revisão para Prova 3º Trimestre



EUA

A população norte americana apresenta um crescimento vegetativo de 1% ao ano, o que indica um crescimento equilibrado. A expectativa de vida é elevada, sendo maior na população feminina. O crescimento populacional dos EUA ocorreu em virtude de dois fatores predominantes: A forte migração e o crescimento vegetativo do país no século XIX e XX.
A população está quase que totalmente concentrada na porção Nordeste do território, destaque para a megalópole de BOS-WASH (Nova York, Filadélfia, Baltimore, Boston e Washington). Todo o nordeste é conhecido como Manufacturing belt (Cinturão Fabril).




América Andina
Região cortada pela Cordilheira dos Andes.
Seu clima é bastante variável, equatoriais úmidos, cobertos por vegetação de florestas, tropicais secos, vegetação desértica, glaciais, frio e úmido e vegetação de coníferas.
Através de um forte êxodo rural a região está sofrendo com a urbanização e uma alta taxa de natalidade. Além de grandes problemas como analfabetismo, subnutrição, falta de emprego, moradia, entre outros.
Sua economia está baseada na extração de gás natural, petróleo e ferro.
Colômbia, maior produtora de cocaína do mundo.
América Platina – região banhada pela Bacia Platina (rios Paraná, Paraguai, Uruguai e afluentes) e Seu clima predominante são o temperamento e o subtropical. Essa região é marcada pelas planícies. (Chaco, Pantanal e Pampas). Patagônia – região desértica hora floresta de coníferas, clima frio e seco.
Sua população é variada devida suas colonizações e estão concentradas nas grandes capitais.
Sua economia se baseia: Argentina: exploração de petróleo e variação na indústria, agricultura, pecuária. Uruguai: exportação de carne, lã, couro e trigo. Paraguai: Por não ter saída para o mar não apresenta destaques na economia, a sua é básica, mas destaca-se no contrabando e falsificação de produtos.
Portanto, essa região não se difere das demais, pois apresenta dependência de capital estrangeiro, desemprego, falta de tecnologia, entre outras.
Brasil – Um dos maiores países do mundo, mais conhecido como país de contrastes. Climas Tropicais, subtropicais e equatoriais e apresenta grandes variedades nas suas vegetações.
Sua população está concentrada no litoral e apresenta grande desigualdade social.
Sua economia é voltada para exportação, matéria-prima, produtos industrializados, entre outras. Apresenta grande dependência da economia externa, tudo é produzido para exportação e a “sobra” é para a comercialização interna.
América Amazônica - cortada em sua grande extensão territorial pela Floresta Amazônica, são os países: Brasil, Guiana, Guiana Fancesa e Suriname.
América Subdesenvolvida Industrializada – Brasil, Argentina e México são países que receberam um grande investimento financeiro industrial das multinacionais, com isso se tornaram países industrializados.
América Subdesenvolvida NÂO Industrializada – Todo o restante dos países da América do Sul e América central, excluindo Brasil e Argentina, são grandes exportadores de matérias-primas para os países desenvolvidos.

CANADÁ

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão. Estudiosos acreditam que há aproximadamente mil anos uma comunidade de Viking se estabeleceu em L’anse aux Meadows.
A chegada européia a região data de 1497.
Os ingleses começaram a ocupar a região do Canadá com o propósito exclusivo de retirar a madeira das florestas do litoral leste. A razão para isso é que a Inglaterra tinha uma imensa frota marítima e precisava de matéria – prima para mantê-la e renová-la. Depois da ocupação das terras próximas às florestas, os ingleses deram início a atividades agrícolas na atual província de Ontário.
Em 1756, a França controlava uma significativa faixa do território norte – americano desde o Canadá até o Golfo do México, ao longo dos Grandes Lagos e do Rio Mississípi. Os colonos britânicos, por sua vez, desejavam conquistar territórios a oeste e olhavam com inveja para o comércio lucrativo entre franceses e indígenas.
A guerra (Guerra dos Sete Anos) começou na Europa e dois anos depois começou em território americano. Ao final da guerra, a França havia perdido suas colônias na América. Após a guerra, o território canadense tomou a forma atual. A população de origem francesa de Québec pôde preservar idioma, costumes e leis. Ainda hoje, entretanto, os francos – canadenses da província de Québec lutam por maior autonomia política, havendo inclusive movimentos separatistas.
A sociedade canadense hoje é multicultural (várias culturas) e multilingual (fala várias línguas). Os costumes e práticas são uma mescla das tradições dos povos que migraram para lá.
O Canadá é formado por 10 (Dez) províncias e 3 (Três) territórios: a capital é Ottawa, na província de Ontário. 4 Províncias destacam-se: Ontário, Quebec, Ottawa e Vancouver, essas são o centro da industrialização e principalmente urbanização do território.
O Canadá é uma Monarquia (governo de um rei) constitucional (controlada por uma constituição parlamentarista (feita por um parlamento). Apesar de ser independente, a população canadense reconhece a rainha do Reino Unido como sua soberana, representada no território canadense por um governador geral. O Parlamento canadense é formado pela Câmara dos Comuns (eleitos) e pelo Senado, cujos membros são nomeados para um mandato de 4 (quatro) anos.
A economia canadense do inicio da colonização até o final do século XVIII dependia essencialmente dos recursos naturais: gás, petróleo, ouro, carvão, cobre, minério de ferro, níquel, potássio, urânio, zinco, madeira e água. Com o crescimento do setor terciário, a economia o país se dinamizou.
O clima frio, que predomina em grande parte do território canadense, limita muito as atividades agropastoris, que podem ser praticadas apenas no sudoeste, nas planícies centrais e no sudeste. Apesar disso, a agricultura é muito produtiva e mecanizada. Na região Sudoeste destaca-se a produção de frutas (policultura) e à pecuária. Já na região das Planícies centrais o cultivo de cereais. E no Sudeste destaca-se além da policultura (produtos temperados) a criação de gado leiteiro.
Em se tratando de recursos energéticos, o Canadá apresenta grandes jazidas de petróleo, gás natural e carvão. Além disso, muitos afluentes do São Lourenço têm grande potencial hidrelétrico. Quanto aos minérios, o Canadá é o maior produtor mundial de zinco, urânio e níquel. As principais indústrias são dos ramos de automóveis, papel e celulose, siderurgia, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, mineração, extração de combustível fóssil, madeira e agroindústria.


AMÉRICA CENTRAL

Esta dividida em Parte Ístmica (Continental), onde apresenta uma considerável pobreza e sua economia é baseada na exportação de matérias-primas, destaque para o Café e a Banana. E Parte Insular (Ilhas) um pouco mais pobre que a parte ístmica, sua economia também é baseada na exportação de commodities (matérias-primas), mas são em quase sua maioria Colônias europeias.
Prof. DEIVID F SILVA
Bons Estudos!!!

Nenhum comentário:

Estatísticas Mundiais - Worldometers

Clique na Imagem acima para ver em Tempo Real as Estatísticas Mundiais

Visitantes OnLine Mapa




Geografia e o Mundo

Seguidores